Como anda a gestão do seu negócio? Você está satisfeito ou sente que os seus seus resultados podem melhorar? Grandes empresas costumam lidar com operações complexas e grandes volumes, sendo necessário um software para dar conta. Já uma empresa de menor porte, o motivo para aderir a um software é diferente, mas necessário.
O Planejamento de Recursos Empresariais, ou ERP, se trata de um sistema que serve para automatizar os processos administrativos e integrar todos os setores de uma empresa em um único ambiente de trabalho, oferecendo soluções que simplificam as decisões para fazer sua empresa crescer e ser ainda mais competitiva no seu segmento.
No que se refere à administração de uma empresa de menor porte, a tecnologia vem para otimizar os recursos, integrar a equipe, aumentar o desempenho e gerar novos insights para alavancar o negócio como um todo.
Como funciona na prática?
No caso de uma pequena indústria, por exemplo, o ERP identifica que uma matéria-prima foi encaminhada ao setor de produção e, de maneira automática, esse item é retirado do estoque e as informações do setor de compras são atualizadas. Com essa agilidade no processo, fica mais fácil controlar a necessidade de aquisição de materiais, além de serem reduzidos os gastos desnecessários, bem como a chance de faltar algum material.
Além disso, esse sistema também auxilia nos departamentos de RH e finanças, realizando o controle dos valores repassados. E no caso de empresas que tenham um setor de marketing estruturado, o ERP também atuará na gestão do setor, gerando insights para campanhas, por exemplo.
Todos os setores de uma empresa são beneficiados por esse sistema. Mas vale ressaltar que este é apenas o primeiro passo para o sucesso. O ERP é um facilitador da gestão, mas não descarta a atuação dos profissionais por trás dela.
Além dos benefícios destacados acima, o sistema conta com outras vantagens para empresas de todos os tamanhos, como:
- simplificação de processos operacionais;
- controle e cumprimento dos prazos;
- controle de estoque e de custos;
- gestão integrada dos dados;
- aumento da produtividade;
- integração entre setores;
E muito mais!
Por que aderir ao ERP em uma empresa pequena?
As empresas de pequeno porte são extremamente relevantes para o cenário econômico do nosso país. Segundo a pesquisa levantada pelo SEBRAE em 2020, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) representam mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, resultado que vem crescendo mesmo depois da crise sanitária gerada pela Covid19.
Apesar da grande representatividade e relevância, as empresas de pequeno porte podem ser facilmente impactadas em épocas de crise, como foi possível perceber nos últimos anos com o número exorbitante de negócios fechados durante a pandemia.
Infelizmente, crises sempre acontecem. Sejam em âmbito mundial, nacional, regional ou dentro da própria empresa. Mas para evitá-las, é necessário garantir uma boa gestão e ter processos automatizados, evitando, com auxílio dos insights gerados pelos ERPs, maiores problemas, como interromper a jornada.
Quanto antes for implementado, mais rápido serão apresentadas soluções para questões eventuais de qualquer empresa, além de tornar o negócio mais competitivo.
Quer conhecer mais sobre essa e outras soluções para o seu negócio? Acesse o nosso site e fale com os nossos representantes para tirar as suas dúvidas.